Uma obra que demorou praticamente sete anos, feita com muito cuidado e supervisionada pela curadoria do Instituto Rio Patrimônio Histórico.
No início foi uma grande surpresa, pois só soubemos do tombamento da casa quando fomos notificados pelo IRPH porque resolvemos trocar os vidros quebrados das janelas, uma vez que a família do Prefeito Mendes de Moraes não sabia ao certo sobre o tombamento.
Mas isto fez com que o arquiteto Thoni Litsz estudasse a fundo as mudanças no projeto, e toda a relevância do imóvel para a cidade do Rio de Janeiro, uma coisa que num primeiro momento parecia apenas mais uma casa velha caindo na cidade.
O estado da casa era péssimo, o telhado praticamente não existia, a fachada lateral estava com uma trinca de cinco centímetros, e as edículas ao lado da torre estavam soterradas e sem nenhuma estrutura.
Nesta mesma época o arquiteto Thoni Litsz soube das celebridades que frequentaram a casa inclusive a breve estada de Evita Perón no imóvel em agosto de 1947 a convite do casal Mendes de Moraes.
Foram muitas equipes de mão de obras que passaram pelo Solar, muitos profissionais estiveram comigo nesta empreitada em momentos diferentes, agradeço a todos os profissionais que estiveram conosco aqui e nos ajudaram a reconstruir o casarão.
Para chegar a cor da fachada fizemos uma prospecção das paredes encontrando três cores e o arquiteto Thoni Litsz optou pelo azul e branco que foi uma das primeiras pinturas do imóvel.
Todos os elementos arquitetônicos foram mantidos e restaurados, como os ladrilhos hidráulicos do quintal, toda a estrutura danificada foi reforçada com nova ferragem e uma catraca para recolocar a parede deslocada.
O melhor é que nenhum dos vidros da parede foram quebrados, todo o interior da casa foi restaurado, inclusive o papel de paredes do escritório que foi executado por uma empresa francesa reproduzindo o original de 1911.
O papel de paredes do antigo louceiro hoje closet do segundo andar também foi restaurado e mantido no ambiente, as fotos estão no decorrer das postagens sobre a reforma dos interiores do imóvel.
Aqui o arquiteto Thoni Litsz imprime sua marca na cidade do Rio de Janeiro, trazendo a vida mais um imóvel que provavelmente iria ser um dos próximos a desabarem com a falta de manutenção.
Os antigos canteiros do jardim em frente a torre da adega foram todos refeitos, assim como o paisagismo foi todo feito com as bases de uma agricultura sintrópica com plantas nativas da mata atlântica.
As duas edículas ao lado da torre da adega também foram restauradas na sua totalidade inclusive o vitral de uma delas e a janela original da outra, assim como foi na sua construção em 1940.
O piso do terraço de entrada foi substituído por outro em porcelanato após a impermeabilização do ambiente com a supervisão do IRPH em cada proposta de melhoria do imóvel pelo arquiteto Thoni Litsz.
A calçada de pedras portuguesas foi restaurada assim como a calçada do pátio da fonte, com o bebedouro de cavalos originário da fazenda de Rodrigo de Freitas no século XVIII/XIX também foi reformado.
Foram muitas melhorias, o inicio das obras foram pelas estruturas e conserto dos telhados do imóvel, depois disto a obra foi feita por andares, começando do andar do escritório, e depois cada andar recebeu uma atenção especial.
Todo elemento decorativo do imóvel, como as balaustradas dos jardins, assim como as esculturas em cimento adornando os ambientes foram repostas com elementos próximos aos originais.
O terraço do quarto andar foi limpo, o piso original resinado e toda a estrutura foi pintada, fachada refeita respeitando sua originalidade.
Esta reforma foi feita única e exclusivamente com os recursos do arquiteto Thoni Litsz, sem uso de nenhuma lei de incentivo fiscal.
Aos nossos parceiros profissionais, que nos apoiaram com trabalho, material, mobiliário, paisagismo, marmoraria, engenharia, muito obrigado por estarem conosco nesta empreitada.
Ficha técnica:
Engenharia Rafael Ribeiro, Luciano Falcão, Titan Engenharia
Paisagismo Paula Bergamin, Adriana Fonseca, Alex Luz
Mobiliário Externo GDA Móveis, Alumax Móveis
Pisos Portinari Cerâmicas, Itagress Revestimentos
Polimento Fachada Freixo Polimentos
Pintura Bezerra Grupo Arte, Aldanir Rodrigues, Marcio Ribeiro, Edson da Silva
Mão de obra Rodrigues Construções, Titan Engenharia
Vidraçaria Vega Vidros
Telhado Rodrigues Construções, Odilon Inácio da Silva Junior
Encarregado Edson da Silva
Marmoraria Kadumargram
Argamassa Argamassa Brasil
Tintas Leinertex Tintas
Calçada de Pedra Portuguesa Rocha Construções
Marcenaria das janelas, e ferragens das portas MDS Marcenaria
Arquiteto Thoni Litsz
Acompanhamento de obras, administração e projeto Arquiteto Thoni Litsz





























