Aqui a restauração foi total, pois a antiga edícula estava em péssimo estado e sua estrutura estava completamente comprometida, havendo a necessidade de reestruturação quase que completa.
O muro atrás da torre também foi refeito uma vez que ele tinha sido derrubado pela falta de manutenção, assim como as duas edículas laterais da torre estavam soterradas pelo deslizamento do antigo muro além de estarem sem os telhados.
O antigo piso de ladrilho hidráulico antigo foi restaurado e resinado, assim como a antiga escada foi toda reformada e retirado todas as ferrugens, as paredes foram restauradas e pintadas mantendo a cor original com poucos objetos decorativos.
A porta da torre foi restaurada e recolocada no local, esta porta pertenceu a senzala das mulheres da antiga fazenda do Rodrigo de Freitas que ficava exatamente localizada neste ambiente.
As antigas garrafas pertenciam a adega do Prefeito Mendes de Moraes e foram deixadas ai pela família, uma vez que não armazenaram de forma correta e a maioria das garrafas, o que acelerou o processo de deterioração do líquido.
Os afrescos das paredes foram todos limpos e restaurados e a parte de baixo recebeu o mesmo tratamento da entrada da torre, na mesma cor com tinta anti mofo.
Os nichos das paredes também receberam o mesmo tratamento com a mesma tinta anti mofo onde ficam as garrafas antigas que pertenciam a adega do Prefeito Mendes de Moraes.
O restante das paredes recebeu a pintura na mesma cor que era pintada anteriormente.
Onde existem os afrescos, foram restaurados e resinados para aumentar a durabilidade do trabalho.
O mobiliário de alumínio foi escolhido pelo arquiteto Thoni Litsz para ambientar este local, os de madeira não foram escolha do arquiteto.
Aqui outrora era usado pelo Prefeito Mendes de Moraes como refúgio quando ele queria ficar sozinho, e ao mesmo tempo também jogar uma partida de baralho, que era uma de suas programações.
Essa adega fica submersa ao terreno estando totalmente dentro da terra o que permite uma temperatura muito agradável para o armazenamento correto de vinhos.
Na torre circular na parte interna um rodapé alto em madeira de tacos antigos, o que dá a aparência de estar dentro de um barril de bebida.
Esta foi a proposta do arquiteto que aproveitou poucos tacos de demolição para darem acabamento ao interior da torre.
A cortina vinho reforça a tonalidade dos vinhos da adega, assim como o piso de cerâmicas que foram restaurados neste ambiente.
Fixa técnica:
Móveis de Alumínio GDA Móveis
Cortinas Ateliê do Solar
Projeto, restauro dos afrescos, acompanhamento de obras e administração de obras Arquiteto Thoni Litsz