
Quarto do Conde D’Eu assinado pelo arquiteto Thoni Litsz na Fazenda São Luiz da Boa Sorte
A Mostra Casa Real 2015 aconteceu de 19 a 26 de julho na Fazenda São Luis da Boa Sorte, em Vassouras, no Rio de Janeiro.
Em sua terceira edição, a mostra começou como parte da programação do Festival do Vale do Café e rapidamente entrou no circuilo dos mais badalados eventos de arte e decoração. O casarão cheio de história atrai muitos visitantes interessados em ver de perto o legado do ciclo econômico do café na região do Vale do Paraíba, destino que possui o maior acervo de fazendas centenárias da atualidade. Segundo pesquisa do Instituto Preservale, de mil entrevistados, 70% não conhecem o Vale, mas 60% deles tem interesse em visitá-lo e 25% reclama da falta de divulgação do município.
A mostra conta com ambientes decorados por arquitetos e interior designer de todo o país, como Thoni Litsz (Quarto Conde D’Eu e Sala das Senhoras), Roseli Muller (Sala de Jantar e Lavabo), Jorge Nascimento (Cozinha) Luciana Nasajon (Quarto Baronesa), Guilherme Osborne (Quarto das Meninas), Elaine Ramos (Sala Senhores), Ricardo Melo (Quarto Barão), Claudia Brassaroto (Varanda), Jacira Pinheiro (Quarto do Padre), Sophia Galvão(Quarto Madrinha), Gorete Colaço (Quarto Padrinho), João Reis e Adriana Fonseca (Átrium), João Reis (Circulação Interna e Galeria Barão), Nicole Tamborideguy (Jardim Jabuticabeiras), Barragart (Capela). Campinas é representada pela arquiteta Adriana Bellão, que assina o Quarto M. Viajante.
A curadoria de arte é de Marta Burle e Cláudio Lobato é o curador de arquitetura e design.
(Fotos: Cláudio Santana e Cristina Mendonça)