Categoria Jardinagem
Apesar de existirem diferentes tipos de bromélias, seus cuidados são bastante semelhantes. Veja a seguir dicas para cultivá-las
Rega: regue com frequência, molhando a parte central da planta e borrifando água em suas folhas nos dias mais quentes.
Luminosidade: quanto mais escuras forem suas folhas, maior é a necessidade de luz. Em geral, a maioria das espécies aprecia claridade, algumas podem ser cultivadas em sol pleno e outras preferem áreas de sombra.
Vasos: prefira cultivá-las em vasos de barro ou cerâmica. Esses recipientes garantem maior estabilidade para a planta e mantêm o substrato sempre fresco.
Substrato: as bromélias apreciam um substrato leve e menos compactado, por isso, é indicado adicionar a mistura do solo materiais como cascas de pinus e fibra de coco.
Adubação: para estimular o crescimento das folhas e flores, procure adubar a planta a cada 15 dias, com um NPK 4-14-8, adubo foliar ou com um produto específico para bromélias.
Temperatura: por serem plantas que apreciam o calor e umidade, prefira cultivá-las em ambientes ventilados com temperatura entre 15° e 25 °C.
Pragas e fungos: por serem plantas sensíveis, inseticidas e fungicidas devem ser evitados. Para combater as cochonilhas, pulgões e outras pragas, use uma solução de fumo diluída em água. Contra os fungos, lave as folhas delicadamente com água e sabão de coco.
Dengue: para evitar a proliferação do mosquito da dengue, adicione um pouco de pó de café em sua roseta central.
Floração: as bromélias florescem apenas uma vez quando atingem o estado adulto. Depois emitem brotos em suas laterais para novas plantas.
Poda: não requer podas de manutenção, estética ou crescimento, apenas elimine folhas secas ou danificadas.