Uma lista com temas, cores, revestimentos e layouts para escolher
A cozinha é o novo coração da casa. Por isso, nos últimos anos, surgiram diversos novos materiais e estilos de decoração para o espaço.
Escolher o branco para decoração da cozinha é estratégia certeira para alcançar um clima leve, despretensioso e muito aconchegante.
Ao escolher a cor preta para a cozinha, um universo imenso de combinações se abre imediatamente. O tom, um curinga para todas as ocasiões, vai bem com praticamente qualquer outra nuance ou textura.
Ao contrário do que muitos pensam, o tom verde permite diversas combinações, que vão da madeira até a ousadia do dourado.
Democrático, o azul em suas diversas intensidades permite combinações muito elegantes, além de ser um tom apontado como tendência. Se a ideia é colocar um pouco de cor na cozinha viaje nesta seleção de cozinhas azuis inspire-se em diversos estilos em que o tom é o protagonista.
Todos os ambientes deste especial têm um ponto em comum: a cor vermelho. O tom vibrante pode aparecer nos armários, na bancada, no mobiliário e até na parede.
Curinga na decoração, o tom cinza vai bem com praticamente qualquer outra cor, além de fazer bonito em um décor monocromático. Por que não levar este tom às cozinhas? Além da marcenaria, o cinza aparece glamouroso em eletrodomésticos de aço inox.
O espaço das casas e apartamentos mundo afora está cada vez menor. Por isso, entra em cena o planejamento para criar ambientes charmosos e funcionais. Estas cozinhas pequenas provam que a pouca área útil não precisa ser sinônimo de desorganização e apresentam ideias espertas para acomodar utensílios e eletrodomésticos de um jeito prático.
Na hora de escolher a marcenaria da cozinha, praticidade certamente é um dos quesitos mais lembrados. Não é por isso que a madeira deve ser deixada de lado. Atualmente, é possível utilizar o material sem medo em áreas molhadas. Além disso ele cria uma atmosfera aconchegante e recebe anfitriões e convidados com conforto.

Cozinha do apartamento assinado pelo arquiteto Thoni Litsz mistura cores sóbrias com um mobiliário reto e peças antigas da família.
Reduto de bons momentos em família ou amigos, a cozinha merece um projeto especial com marcenaria planejada. Esse recurso facilita a organização do espaço, com armários e gavetas para armazenagem de utensílios e acessórios e também confere uma boa dose de personalidade ao décor.