Projeto moderno e minimalista busca ressaltar a natureza ao redor
Localizada às margens do Lago Ouareau, em Saint-Donat, Quebec, Canadá, a La Barque, assinada pelo ACDF Architecture, foi inspirada no amor dos proprietários pelas paisagens ao redor.
Entre duas pistas de esqui na neve e duas pistas de esqui aquático, a casa de 260 m² tem amplas aberturas para a floresta e opera um interessante contraste entre a modernidade das estruturas externas, que lembram um contêiner, e a organicidade dos seus materiais, como a madeira usada no majestoso teto curvo.
As duas faces do longo retângulo que compõe o lar também foram pensadas para serem opostas e complementares entre si.
Do lado em que temos a vista para o lago, há aberturas amplas que buscam intensificar a atmosfera serena das colinas, já as paredes que dão para a estrada são significativamente mais herméticas, criando uma espécie de abrigo em relação à rua, além de oferecerem espaço para churrasqueira e um forno de pizza.
Projetado como um prisma de madeira escura sobre uma base mineral, a casa abriga, no andar térreo, a parte íntima, ou seja, os quartos de toda família e uma sauna.
Já no andar de cima, encontramos a área social, com cozinha, sala de jantar e um terraço elevado para que os moradores possam contemplar a vista.
Tudo milimetricamente calculado para colocar de pé um refúgio pacífico, moderno, decorado de forma sofisticada e minimalista para que o entorno ganhe todo o protagonismo que merece.