No ano de 1947 o Rio de Janeiro recebia Evita Perón (Maria Eva Duarte Perón) que era uma personalidade fundamental da história da política Argentina, ela foi ativista, atriz, filantropa e presidenta do Partido Peronista Feminino que durante os dias 14/08 até 04/09/1947 ficaria no Rio de Janeiro para cumprir uma agenda política.

Registro da estadia de Evita Perón com D. Déborah Bentes Mendes de Moraes no Solar de Laranjeiras na varanda de entrada da casa.
Evita Perón Marcou presença na Conferência Interamericana de Petrópolis que aconteceu no Hotel Quitandinha e teve seu desdobramento no Palácio do Itamarati, onde O Tratado Interamericano de Assistência Recíproca ou Tratado do Rio de Janeiro no dia 02/09/1947.

Foto de Evita Perón e o Prefeito Mendes de Moraes no Jantar do Solar de Laranjeiras em homenagem a Primeira Dama da Argentina.
Durante os dias de 18/08 a 20/08/1947, Evita ficou hospedada no Solar de Laranjeiras a convite da então Primeira Dama do Estado da Guanabara D. Déborah Bentes Mendes de Moraes esposa do Prefeito Mendes de Moraes.

Jantar em homenagem a ex primeira dama da Argentina Evita Perón pelo casal Mendes de Moraes na sala da fonte no Solar de Laranjeiras.
No dia 19/08 o casal organizou um almoço muito descontraído no restaurante “Os Esquilos” na Floresta da Tijuca, com um cardápio muito descolado. Onde Evita deixou uma cópia autografada e o Prefeito Mendes de Moraes guardou o registro.
Já o jantar foi servido na antiga sala da fonte no Solar de Laranjeiras onde D. Déborah fez seu primeiro bazar em prol da “Associação dos Filhos de Tuberculosos” onde era ela a presidenta coroando com a presença ilustre da amiga Evita.

Convite e cardápio do Restaurante “Os Esquilos” no Almoço que o casal Mendes de Moraes organizou para Evita Perón
O Almoço contou com várias personalidades da época com direito a vários registros fotográficos.

Foto das convidadas do Jantar em homenagem a Evita Perón, pelo casal Mendes de Moraes no Solar de Laranjeiras

Bazar em prol da Associação dos Filhos de Tuberculosos em 1947 na varanda de entrada do Solar de Laranjeiras
Fonte: Arquivo Nacional e Arquivo pessoal do Prefeito Mendes de Moraes