Para a reforma deste apartamento do bairro do Flamengo com aproximadamente 65m2 o arquiteto Thoni Litsz propôs uma modernização total, priorizando as áreas molhadas da casa como a cozinha e o banheiro. O cliente sentia a necessidade de uma iluminação que atendesse bem a nova concepção de projeto e agregasse valor na decoração.
Nesta proposta inicial o arquiteto modificou o layout dos quartos e do pequeno banheiro apenas repaginando, um tipo de decoração rápida e sem muita sujeira, apenas para mudar e modernizar evitando o quebra-quebra, uma vez que a obra tinha que ser limpa, rápida e funcional.
A antiga cozinha aberta com a área de serviço era feia e não agregava valor ao novo morador que adorava cozinhar, receber amigos e ao mesmo tempo curtir um bom filme com a famosa pipoca quentinha.
Para isto Litsz fechou a área com a cozinha transformando em dois espaços completamente independentes deixando a área da cozinha mais elegante, com um mobiliários contemporâneo e sofisticado abrindo para a sala.
O pequeno estar gourmet foi pensado para um casal muito jovem que recebe amigos para um vinho e assistir filmes e DVDs com a praticidade de tudo estar próximo e a mão, facilitando assim os acessos na hora do preparo para as refeições.
Uma pegada mais arrojada e moderna é o que a mistura de revestimentos e cores deram a este espaço.
O banheiro recebeu apenas uma nova roupagem e o antigo aquecedor ficava no banheiro fazendo com que o box ficasse pequeno e desconfortável, foi levado para a área de serviço e com isto o banheiro ganhou um novo box, mais amplo. Uma parede de pastilhas azuis revestem a única parede que sofreu alteração uma vez que foi quebrada para passar a tubulação de gás e hidráulica. As demais paredes foram pintadas de tinta epóxi branca.
O piso recebeu um porcelanato com a espessura de 3mm da Kerion que além da praticidade na espessura ajudou no novo design do banheiro sem ter que quebrar o antigo piso. A cuba foi trocada por uma esculpida de mármore carrara com armário inferior laqueado de branco brilho.
A maior alteração foi na sala de estar e cozinha que eram completamente separadas e ambas muito pequenas e pouco funcionais, pensando nesta questão Litsz optou por uma cozinha que fizesse integrada com a sala.
***
***
***
***
***
***
A harmonia do projeto foi conseguida pela escolha das cores, revestimentos e também do mobiliário que foi todo desenvolvido para este apartamento.
O quarto do casal foi todo feito novo, novos armários, layout, iluminação e papel de paredes. Os tons neutros foram os eleitos para esta composição.
A iluminação também indireta com apenas pontuais direcionadas ajudam na decoração evitando os excessos e deixando o ambiente mais harmônico e aconchegante.
***
“Apartamentos pequenos são mais difíceis de desenvolver do que grandes, a questão do espaço precisa de ser muito bem pensada, cores e texturas precisam de muita atenção, uma cor errada pode transformar o espaço em uma caixa de fósforos” diz o arquiteto Thoni Litsz.
Para o quarto de hospedes que também é um escritório o arquiteto usou a cama com bicama da Lacca que abriga bem duas pessoas e ao mesmo tempo não fica com aquela cara de quarto.
A área de trabalho ficou bem ampla atendendo bem as duas pessoas que esporadicamente trabalham em casa e curtem esportes radicais como motociclismo.
A roupa de cama adotada foi para camuflar a cama e dar um aspecto de sofá, para isto almofadas deram a finalização da cama.
***