Temperos além de serem úteis na culinária podem ser usados também na decoração da sua cozinha. Basta cultivá-los em um local bem iluminado e sua horta de temperos estará pronta para dar o toque final aos seus pratos. Sem contar que ter uma horta em casa é muito útil a quem gosta de cozinhar.
Confira o passo-a-passo:
1. Uma boa drenagem depende de furos no fundo do vaso. Utilize um caco de telha para fazer uma “casinha” sobre o furo para que a argila não o obstrua e interrompa a drenagem da água.
2. Coloque uma camada de pedras (brita) para cobrir o fundo do vaso e auxiliar a drenagem. Isso também evitará que a terra vaze pelos furos.
3. Deposite uma camada de areia grossa para construção para auxiliar no escoamento da água e evitar doenças nas raízes.
4. Coloque uma camada de composto orgânico misturado com húmus de minhoca e um pouco de areia para melhorar a fertilidade da terra. Para ervas e temperos o solo deve ser mais arenoso.
5. Acomode a muda no vaso (mantendo a terra que envolve as raízes) e preencha quase até a borda do vaso com mais composto orgânico, de forma que deixe a muda bem firme.
6. Regue até a água escoar pelos furos do fundo do vaso. Se a terra assentar, adicione mais composto orgânico. Faça uma cobertura com folhas secas, casca de pinus ou pedriscos. Isso ajuda a manter a umidade e evita a compactação do solo.
Lembre-se que sua pequena horta também precisa de manutenção. Regue as plantas com frequência (de acordo com a umidade do local onde você mora), evite colocá-las em locais com vento em excesso e certifique-se que as mudas tomam de 4 a 6 horas de sol por dia.