Categoria Decoração
O gênero Allium tem formato escultural que vai bem na decoração da casa.
Possivelmente uma das flores que mais causam surpresa é a Flor de Alho. Você certamente está aí se perguntando: mas é de alho mesmo? Sim! Para os descrentes, segue a prova maior:
Esse pom-pom da natureza é uma das flores que mais adoramos usar no nosso atelier. Impactante, ela é capaz de transformar ambientes.
Em termos de decoração floral, é uma flor versátil: fica incrível sozinha, sem nenhuma folhagem, para deixar bem evidente seu formato escultural e também em companhia, criando uma composição de encher os olhos.
Os encantos e curiosidades parecem não ter fim: o gênero Allium é composto por mais de 700 espécies! Foi por volta do final do século XIX que esse vasto gênero começou a intrigar os amantes de plantas.
Foram os botânicos russos que deram inicio à coleta de algumas espécies nativas da Ásia central e as introduziram aos horticulturistas do Jardim Botânico de São Petersburgo. Não demorou para que os ávidos caçadores de plantas ingleses também se interessassem. Assim começaram as expedições à procura de outras variedades.
Vocês já pararam para imaginar como aconteciam as expedições naquela época? Com nenhuma das facilidades que temos hoje, os caçadores formavam equipes, traçavam rotas marítimas e iam atrás das plantas que, para eles, eram desconhecidas. As ilustrações botânicas eram de extrema importância para que o mundo botânico pudesse estudar plantas nunca antes vistas, em todos seus detalhes.
Voltando ao mundo contemporâneo, agora (final da primavera, começo do verão) é a melhor época para encontrar essas belezas floridas. No atelier usamos de todos os jeitos, inclusive em buquê de noiva e guirlanda.
Quer se aventurar em casa? Para usar a flor de alho em decorações secas, pendure as hastes de cabeça para baixo e deixe em local com pouca luminosidade durante 3 semanas.
Cabe aqui, mais do que nunca, aquela velha dica para quem optar por usar na água (em um lindo vaso que ressalte sua forma): corte as pontinhas das hastes e troque a água a cada dois dias. Caso contrário, a água vai começar a ficar com cheiro de alho.