Para dar vida a este projeto o arquiteto Thoni Litsz uniu a vontade do cliente de ter algo diferente do convencional, buscar o aconchego e a proteção de uma família paulista e mineira e o aconchego de estar em um ambiente harmônico e com muito aconchego.
A iluminação delimita a parte do jantar do home theater, brincando com o antigo lustre de cristal francês do final do século XIX adaptado para a luz de led contrastando com as modernas luminárias pastilhas da designer Luciana Martins Rosa Design.
A tarefa neste apartamento era juntar as influências espanholas e os vermelhos que a parte mineira sentia-se confortável com o luxo e a sofisticação dos neutros para dar o contraponto entre o moderno e o vintage, trazendo uma harmonia para o living.
O mobiliário da sala foi desenhado pelo arquiteto para abrigar o home theater e seus tons foram inspirados em uma linda peça em porcelana da manufatura Lladró que deu origem as cores e tons neutros da sala.
Os tapetes se alternam entre o pelo de boi em retalhos, um trabalho reciclado que dá um efeito muito interessante ao jantar e dá uma delimitação de espaço compondo e dando acabamento ao espaço, e o tapete Tabriz um lindo trabalho que alterna fio de seda a lã e sua tecelagem nos mínimos detalhes.
Os quadros de pinturas cusquenhas antigas são reagrupados em um mesmo espaço dando espaço e paredes para as obras de arte contemporâneas com a influência espanhola pintando uma nuvem de borboletas saindo de uma dançarina de flamengo, e pássaros em outra parede.
O papel de pardes com uma estampa arabescada segue os mesmos tons do restante da sala deixando o contraste apenas no mobiliário antigo adquirido em antiquários parceiros de Litsz.
A mesa de doze lugares foi uma exigência do casal que adora receber as duas famílias e reunirem a família em um clima alegre e agradável.
A proposta arrojada e industrial deste lavabo mescla uma textura de cimento queimado com a torneira de teto, com a cuba cilíndrica.
O piso em mármore com o rodapé alto da uma sofisticação a mais no ambiente o deixando um industrial chic.
A cuba branca cilíndrica com a torneira de teto cromada reforçam a proposta arrojada do pequeno lavabo, os adornos dão o toque final ao espaço.
As cores neutras ambientam esta cozinha e dão lugar apenas aos objetos pontuados no projeto.
Os armários foram colocados para dar ao casal maior mobilidade ao usar a cozinha que também serve de ponto de apoio para pequenas e rápidas refeições.
Como o casal gosta muito de receber a cozinha tinha que ter um toque sofisticado e elegante.
A amplitude e mobilidade era uma das necessidades do casal na hora do projeto.
Também a relação entre design e funcionalidade foi algo que priorizamos.
Ambientar esta suíte para receber ocasionalmente os hospedes dos proprietários deste imóvel não foi uma tarefa fácil, uma vez que a faixa etária dos hospedes variavam muito, desde muito jovens até mesmo os mais idosos, por isto a necessidade de uma decoração atemporal que permitisse conforto e aconchego a todos os visitantes da casa.
Os tons neutros foram adotados por serem mais atemporais, nada de modismo, nem mesmo nada muito icônico fez parte desta proposta. A solicitação era de um ambiente chic, neutro e com poucos adornos, móveis e cores sóbrias que dão solidez e elegância ao espaço, foi a sugestão do arquiteto.
A cor fendi com uma cabeceira em linho com acabamento capitone adornada com quadros , com a temática do tropicalismo enaltecendo o abacaxi.
A colcha lisa em linho cru recebeu uma manta estampada em “toile de Jouy” com estampa em bege e com um leve toque atemporal nas estampas da composição finalizaram a decoração do quarto.
Objetos antigos, lustres, abajures dão o contraponto com o moderno e neutro do ambiente e valorizam o pequeno espaço.
Objetos antigos em meio a flores valorizam o pequeno espaço.
A mudança da abertura da porta que antigamente era lateral dificultava a arrumação interna deste banheiro que antes era muito sacrificado pelo seu layout.
A abertura da porta pela parede do banheiro facilitou a bancada ser maior, um box amplo e muito off white para compor o pequeno banheiro de hospedes.
Objetos de porcelana antiga misturado com peças modernas e arrojadas selam o design deste cômodo.
Neste projeto o arquiteto Thoni Litsz deu ao seu cliente a possibilidade de ter em um ambiente da casa um comodo que o remetesse ao aconchego e a proteção da família onde Litsz usa elementos das lembranças de seu cliente para dar vida ao espaço.
Várias reuniões antes desta composição ficar totalmente pronta, uma vez que este imóvel é um apartamento havia a necessidade de ter um bom armário que atendesse a quem no quarto se hospedasse.
A comoda bombe que é um ícone francês da virada do século XIX para o XX foi uma das lembranças do cliente que tinha na sua lembrança da casa de sua avó materna, a cabeceira da cama em madeira peroba do campo no estilo Chippendale (inspirado na obra do marceneiro Thomas Chippendale que abriu em Yorkshire sua marcenaria em 1749 e inspirou muito o mundo a trazer seu estilo a atualidade) foi adquirida pelo arquiteto em uma loja de antiguidades e foi anexada ao bau da cama box.
Os objetos deste espaço inspiravam a proteção divina, uma característica da maioria dos quartos do final do século passado usados para hospedes, pegando um pouco desta tradição Litsz elegeu peças como a Santana em sua obra de Arte Sacra, um terço dado para ele pela sogra e uma caixinha de joias de prata antiga que dá vida a este ambiente.
Os quadros em tapeçaria Gobelin dão o acabamento as paredes que levam apenas uma cor para dar o ambiente clássico em contraponto com o moderno da vida atual.
Para esta suíte o arquiteto Thoni Litsz abusou das estampas e dos tons neutros, ficando apenas as cores pontuadas por objetos de decoração e flores da estação.
As estampas que remetem ao antigo e clássico revestem a parede atrás da cama do casal que queria um ambiente clássico porém com um mobiliário contemporâneo, com uma pegada vintage.
As estampas neutras criam um ambiente harmônico pronto para receber os objetos de arte e as peças de decoração que foram adquiridas em antiquários e algumas de família do cliente.
O quadro com a temática do “Despertar de Maria Antonieta” traz um pouco de arte ao ambiente e reforça a temática da suíte.
O pequeno banheiro de empregadas ganhou um pouco mais de espaço, diminuindo as dependências de serviço. A proposta era ter mais um banheiro na casa que pudesse ser alternado o uso com a empregada que frequenta o imóvel todos os dias nos horários comerciais e aos sobrinhos e visitantes do casal.
A suite do casal foi o resultado da divisão de um grande banheiro, dando origem ao lavabo e o banheiro da suite, também em tons de off white e um mix de espelhos o arquiteto resolveu a suite do casal que inicialmente ficaria pequena e com pouca ventilação.
A ideia de um ambiente de bom gosto e ao mesmo tempo fácil de limpar e não oneroso levou o arquiteto Thoni Litsz a usar azulejos estampados sobressaindo as cores de marsala. Alternando com o azulejo de 15 cm x 15 cm brancos.