Criamos este post para orientar a todos da importância da participação cultural e doações de obras de arte e acervo para os Museus do Brasil.
Sempre que vamos fazer uma reforma, muitas vezes não damos muito valor as peças antigas, aquelas que pertenceram a nossa avozinha, e achamos que ela não está atualizada, não cabe na nova decoração e ao mesmo tempo você gostaria de poder vê-la novamente, então doar para um Museu fará com que sua doação aumente o acervo dos museus incentivando exposições e outras iniciativas que podem fomentar a cultura, além de preservar aquela obra que no futuro você poderá visitá-la sempre que der saudade.
E incentivando este movimento destacamos a contrapartida de você ser um dos incentivadores da cultura e ser participante dos Amigos dos Museus.
As doações irão constituir um acervo da e para a sociedade, estimulando o colecionismo por doação de indivíduos, empresas e outras entidades, tais como fundações. Assim, os rumos da coleção são determinados também pela própria sociedade civil em seus canais de apoio aos museus, uma maneira de inclusão da sociedade civil na vida institucional. Há doações por indivíduos, empresas, galerias, fundações. É um processo de doações espontâneas que indicam uma confiança e vontade de participação. Os doadores dos museus não são apenas do Rio, mas também de São Paulo, Minas Gerais, Pará, Bahia, Ceará, Paraná, Distrito Federal e Goiás. Os doadores estrangeiros são dos Estados Unidos, Argentina, França, Costa Rica, Turquia, Portugal, Suíça, entre outros.
Pesquisamos algumas instituições e a Instituição Odeon é quem cuida das doações que são destinadas ao MAR (Museu de Arte do Rio), outra instituição que cuida destas doações é o IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus).
Doe obras de arte, enriqueça a cultura no Brasil, seja um amigo dos Museus, Centros Culturais e Casas de Cultura.
Texto Thoni Litsz
Fotos Divulgação











