Este projeto foi idealizado por uma família de portugueses que residiam no Brasil a muito tempo e criaram seus filhos na cidade do Rio de Janeiro. Procuramos respeitar todos os gostos da família e também a cultura dos moradores.
A família ama o Rio de Janeiro e uma das necessidade era desapegar dos móveis porém não mudando o estilo, apenas modernizando. Como este projeto foi refeito procuramos ao máximo respeitar nosso projeto inicial mudando e modernizando mobiliário e acabamentos. Os lustres de cristal foram substituídos por lustres melhores e mais importantes, mantendo assim a linguagem do projeto inicial, apenas acrescentando cores.
A necessidade de criar um ambiente neutro que abrigassem Arte contemporânea, cores agregando novo mobiliário e um clássico que é a cadeira mole de Sérgio Rodrigues. Apenas os antigos móveis de sala de jantar foram mantidos por ser um presente de casamento dos proprietários.
Novos tecidos, novas texturas, papel de paredes e também uma releitura geral nos móveis e reagrupamento de peças foi o estudo do arquiteto, o dourado também foi um dos pedidos dos moradores.
Os objetos de decoração dourados ganharam destaque na decoração que une o clássico e contemporâneo no mesmo espaço.
A antiga mesa de vidro transparente recebeu película preta e as cadeiras de mogno receberam a laca preta brilho uma vez que já eram laqueadas anteriormente.
Os tapetes foram adquiridos novos e o papel de parede foi trocado por um dourado realçando a nova proposta do projeto.
Neste living o arquiteto Thoni Litsz reformou as poltronas, estilo Luiz XV da cliente, para se adequarem a nova proposta para o living que receberia uma linguagem clássica porém com toque contemporâneo.
O antigo lustre foi reaproveitado porém ganhou um novo banho de ouro e seus cristais foram todos restaurados e limpos.
Thoni usou um papel de paredes com fundo off white na parede de fundo da sala e detalhes em dourado o que deixou o ambiente com um ligueiro toque contemporâneo.
As poltronas, laca na cor branco brilho para dar um toque limpo nas cadeiras e usamos o recouro sintético imitando uma seda em bege. “O Recouro representa bem a seda natural em sua textura e aparência porém tem uma durabilidade maior e melhor”, afirma Litsz.
Esta grande varanda foi toda fechada com vidros de blindex no sistema Reiki que quando aberto não ocupa o espaço útil da varanda. Facilitando assim o seu melhor aproveitamento interno.
Por ausência do sol direto no interior da varanda, fizemos um tratamento de película no vidro que impede a entrada direta de raios solares no interior da varanda e também por ser o primeiro andar, fizemos uma adega para degustação de vinhos.
O armazenamento direto não é o mais aconselhado, mas como este era o único espaço do apartamento que poderia ser usado para este fim, fizemos uma estante lateral com tratamento interno para evitar o aquecimento ou mesmo exposição deles a luz direta.
Cortiças foram aplicadas diretamente nas paredes próximas as garrafas para isolar calor e frio e manter os vinhos na temperatura ideal.
Os moradores adoram cozinhar e a matriarca da família adora preparar as refeições, a cozinha que além de prática, seria também um local onde ela pudesse expor sua louça inglesa.
A praticidade e elegância andam juntas neste projeto, outra necessidade é de criar um local para sentar e fazer pequenas refeições, que também seria usado para receber as amigas informais para um chá ou os amigos para um vinho.
A combinação sugerida acima é também assinada pelo arquiteto Thoni Litsz que fez a combinação seguindo as tendências sugeridas na feira do móvel em Milão “Eurococcina” e pontua as seguintes tendências: o vidro chocolate com portas inferiores em fórmica bronze e as fechaduras de leve toque, o que deu a cozinha um ar clean e sofisticado.
“Esta combinação de vidro, madeira e metal além de ser neutra fica bem em qualquer espaço e você ainda pode brincar com as texturas dos revestimentos. Deixando seu projeto mais contemporâneo e sem perder o toque clássico”, comenta Thoni.
A iluminação foi estudada para que o ambiente fosse o mais funcional possível com a possibilidade de visualizar bem todos os alimentos manuseados. Finalizamos a bancada de uso com umas luminárias em acabamento cobre com uma ligeira pegada industrial, dando a cozinha mais personalidade e design.
As pastilhas em tons contrapostos com as cores da cozinha unindo as cores do móvel com a bancada em Dekton Kadun, reforçado no piso e as paredes, seguindo as tendências mundiais de design.
A proposta deste Home Theater era simples, um espaço na casa com uma boa acústica e uma ótima aparelhagem de som que ambientasse a sala de passagem e agregasse valor na área de convivência do apartamento.
A ideia inicial é ter uma sala muito confortável e aconchegante para reunir a família para assistir aos seus filmes favoritos, por estar entre a cozinha e a sala de almoço a parede da cozinha que dá na sala foi revestido com o mesmo material de tijolos aparentes e agregamos duas colunas barrocas em madeira esculpida com acabamento em ouro brunido a emoldurar a parede.
Pensando nisto o arquiteto Thoni Litsz desenhou uma estante onde a maioria dos eletro eletrônicos ficassem embutidos na estante e até as caixas de som fossem camufladas no teto.
A parede levou um papel de parede com motivos de estante e deu profundidade a pequena sala e revestiu a parede do sofá.
Esta pequena varanda com vista para os fundos do prédio no bairro do Recreio dos Bandeirantes, o arquiteto Thoni Litsz fechou-a com vidros de blindex para permitir o uso deste espaço para a família fazer suas refeições. Nela fizemos uma decoração interna reforçando a proposta de varanda usando azulejos portugueses adquiridos pelos proprietários do apartamento em antiquários em Portugal.
Devido as convenções do prédio serem mais flexíveis foi possível mudar a cor das paredes e acrescentar a base de azulejo português e também as cortinas que praticamente rodeiam todo o ambiente dando privacidade e acabamento a pequena sala.
A Iluminação foi apenas central usando a instalação elétrica original do prédio, apenas pontuando um lustre de efeito para compor e dar contemporaneidade ao espaço.
O pouco espaço do lavabo foi amenizado pelo papel de paredes e os pedriscos para compor a bancada e cuba que foram entregues junto com o imóvel pela construtora.
Devido ao pequeno tamanho espelhamos as paredes atras do vaso e da bancada para ampliar o tamanho.
Um mini jardim de plantas suculentas artificiais com pedriscos brancos em uma jardineira laqueada na cor do armário com design do Arquiteto Thoni Litsz executado por sua equipe de marcenaria e laqueado na mesma cor da pedra existente (perlino bianco).
A iluminação indireta realçou o projeto e deu vida ao jardim, dando claridade ao ambiente sem cansar a visão.
O quarto do casal de Portugueses da cidade de Viseu no norte de Portugal com filhos brasileiros que não moram mais com eles e que atualmente optaram pelo conforto do casal priorizando a individualidade de cada um, duas suítes que eram o padrão do prédio foram abertas e transformada em um único quarto, mas mantivemos os dois banheiros originais da construção.
Com uma planta inicial de duas pequenas suítes, Litsz optou por abrir as duas pequenas e criar uma suite Master, mantendo os dois banheiros sendo um banheiro dela e outro para ele, agregando aos banheiros criou um closet para cada um dos dois, e um pequeno escritório para abrigar apenas o laptop para eventuais trabalhos em casa.
Na verdade a área do casal foi setorizada, resultando em um closet e banheiro para ele e outro closet com um super banheiro para ela este tem uma banheira e uma grande bancada.
Ele optou por um closet menor e um pequeno escritório para trabalhos eventuais, enquanto ela preferiu aumentar o closet para acomodar todas as suas roupas, sapatos e bolsas.
As cores usadas são neutras possibilitam as várias nuances do quarto dando versatilidade a decoração, cada colcha usada não interfere nas cores do quarto porém nossa escolha foi da linda colcha preta da Trussardi.
A grande suite proporcionou ao casal manter sua individualidade e ao mesmo tempo uma área de convívio comum confortável e com personalidade.
No banheiro da suite destinado a mulher a estrutura do banheiro foi toda aproveitada e a bancada dupla facilita na hora da maquiagem ou mesmo um dia conjugal que poderia ser desfrutado pelo casal, uma vez que a banheira tem vista para o mar.
A necessidade de armazenar os perfumes do homem e também de manter o segundo banheiro da suite master do casal deu privacidade a cada em separado.
Criar um decoração clássica e sóbria era a proposta para a suite da matriarca da família, uma senhora de 88 anos de idade portuguesa e muito Católica, com suas lembranças, fotos, imagens de santos barrocos e muita história.
Para cumprir esta difícil tarefa o arquiteto Thoni Litsz sugeriu um ambiente com cores bem neutras com nichos na parede para abrigar imagens de sua devoção porém iluminando com uma cor fria para dar um contraste com todo o neutro e tons de bege do quarto, que eram as cores que a senhora gostava.
O papel de parede com estampa “paisley” em tons de verde, bege e vermelho da marca Ralph Laurent, reforçam a estampa da colcha e seus tons são repetidos na decoração da cama de forma harmônica na brincadeira das estampas. Reforçou a pegada clássica que era o gosto inicial da senhora.
As cortinas levam um linho natural bordado a mão que esconde a persianas rolô com a estampa de linho porém de black out que tapa a claridade da janela.
As cores neutras também foram mantidas no banheiro da matriarca, apenas criamos um box de fácil acesso devido a necessidade especial de acesso exigida pelo cliente com barras de apoio, piso em porcelanato antiderrapante e ligeiramente texturizado para evitar atritos e deixar o banheiro o mais fácil possível de usar.
O quarto do filho foi pensado para receber o filho para uma visita a casa dos pais e manter o mesmo conforto de quando ele morava na casa dos pais, uma vez que o filho visita a família com uma certa frequência e logo os netos vão chegar e precisam de ter um local para descansar.
Objetos pessoais do filho foram agregados ao projeto e fazem parte da composição final da decoração do quarto. Também uma pintura sobre o papel de paredes representando a “liberdade” deu jovialidade ao quarto o deixando com um aspecto descolado e alegre.
O espaço para usar o lap top não podia faltar uma vez que sua profissão o permitia trabalhar em casa. Este quarto esporadicamente recebe hospedes, por isto optamos por manter ele bem neutro e descolado.
A marcenaria feita exclusiva para o espaço recebeu uma porta toda laqueada em forma de alto e baixo relevo o que reforça a proposta masculina do banheiro.