Neste projeto a ideia inicial era transformar um apartamento com acessos ruins e espaços mal aproveitados em um ambiente que atendesse as novas necessidades de uma família mineira que tem negócios no Rio de Janeiro. O uso do imóvel era apenas ocasional, quando membros da família teriam um porto seguro no Rio.
Para aumentar a área útil da sala o arquiteto Thoni Litsz derrubou a parede que escondia a entrada da cozinha para a sala de estar e tapando a entrada de um lavabo sem sentido.
O apartamento tinha uma cozinha mal aproveitada, a sala ainda pior, com a porta da cozinha e a porta do lavabo roubando ainda mais o espaço da pequenina sala de estar.
***
***
***
Espelhos emoldurados por sancas de gesso iluminadas foi o artifício que o arquiteto usou para dar amplitude a pequena sala, e também ajudar na comunicação de todos para assistirem a TV de todos os ângulos da sala.
A sugestão do arquiteto foi fechar a porta para a sala de estar para a cozinha e abrir para o corredor onde a entrada ficaria escondida por uma parede com nichos vazados de gesso que abrigam obras de arte com iluminação pontual, também servem para tapar a visão da sala.
Uma bancada que respirasse foi a inspiração do arquiteto para este pequeno espaço. Um jardim de suculentas ganhou vida neste contexto com a iluminação florescente t5.
Manter o lavabo também foi desnecessário uma vez que o quarto do rapaz era sacrificado e mal cabia um armário, e existia um banheiro social que atendia bem como lavabo e também banheiro, para isto jateamos o vidro do box dando privacidade total a quem ali usar.
Para completar o Arquiteto Thoni Litsz derrubou o gesso e a parede de acesso a cozinha e aumentou a sala de jantar possibilitando uma mesa maior com mais lugares sentados e uma sala com o pé direito mais alto para dar a sensação de que o apartamento é um pouco maior do que ele é de verdade!
***
A varanda foi dividida entre a parte de jogos e a parte de leitura. No jogos apenas uma mesa com cadeiras são usadas com plantas pontuais na decoração e fechamento da varanda.
Já a parte da leitura recebe o quadro da artista Glaucia Cupertino e um mobiliário mais confortável, e um deck de madeira que praticamente emoldura este espaço que é realçado com plantas suculentas e outras pequenas plantas.
Por ter também a função de quarto de hospedes, a cama do pequeno escritório recebe uma colcha que remete ao futon clássico e almofadas que dão a leitura de um sofá bem confortável. Na colcha do quarto de hospedes tem tons de offwhite foram feitas como um futon com botões para dar a ideia de um sofá e funcionar também como apoio ao escritório, as almofadas sortidas reforçam o encosto do sofá que é uma cama de solteiro com outra cama agregada.
Cores neutras pontuando o vermelho marsala na parede do fundo e alguns pequenos detalhes realçando a cor. Alguns objetos adquiridos em viagens são também os componentes da decoração.
No quarto do filho viajante o arquiteto optou por uma cama com painel para expor fotos da família escolhidos a dedo pela proprietária do imóvel.
As linhas retas e masculinas são as predominantes deste espaço. Uma coleção com aproximadamente 4 mil bolas de gude formam este lindo painel que é iluminado por uma pequena fita de led localizada dentro da caixa expositora.
A cabeceira da cama e porta dos armários é da linha assinada pelo arquiteto Thoni Litsz patenteada pelo mesmo.
***
***
Para a suite do casal os tons pálidos e neutros foram os responsáveis por aumentar a profundidade total do quarto. Um pequeno móvel na parede recebe a televisão e também sua aparelhagem de forma discreta.
Cores terrosas e uma iluminação focada apenas nos pontos a serem valorizados foi o resultado final da mistura que une desde madeira, cerâmica contrastando com a leveza do vidro e do laqueado brilho dos móveis.
A harmonização do feng shui também foi um ponto importante para a escolha de tons e objetos, uma vez que existia uma tendência de alguns moradores na família a depressão. O que foi muito sentido no antigo apartamento.
A Iluminação foi pensada também para reduzir custos e também economizar energia, por isto usamos todo o projeto leds.
O banheiro da suite deveria ser discreto e elegante, por isto elegemos o preto e branco e suas linhas retas que dão ao espaço sofisticação e elegância.