O antigo estar da varanda foi reformado pelo arquiteto Thoni Litsz para modernizar e criar a nova sala de espera do escritório que tem sua sede no casarão tombado no bairro do Cosme Velho.
Aqui a neutralidade tomou conta do espaço, dando apenas aos móveis, tapetes e objetos as cores para pontuar no ambiente.
Transformar uma construção antiga em contemporânea não é tarefa fácil, uma vez que o casarão é tombado pelo IRPH (Instituto Rio Patrimônio Histórico) e todos os vitrais, azulejaria e elementos como portas e janelas originais da casa que tem sua construção no ano de 1911 teriam que ser mantidos.
Apenas o piso, a textura de cimento queimado e a troca dos lustres poderiam ser feitas sem nenhum problema. O mobiliário fixo deveria ser mantido, apenas criando uma solução para adaptá-o aos padrões de vida do século XXI.
O novo mobiliário segue uma linha de varanda, mas sem perder o ar de sala, dando conforto e uma sensação de integração do antigo e novo conversando bem no mesmo espaço.
As cores frias foram as eleitas uma vez que o ambiente tem uma azulejaria portuguesa azul e branco contrastando com um antigo banco em alvenaria com azulejaria vermelha.
Os vitrais, portas e janelas foram restaurados e o ambiente recebeu nova roupagem para sua nova finalidade.
Ficha Técnica:
Tapetes Tramas de Minas Tapetes
Móveis Alumax Moveis
Luminária Lamp Carlos Salles Design Estudio
Objetos de Decoração Art et Antiquités
Quadro em tinta acrílica representando o dono do escritório Danillo Sena
Vidraçaria Vega Vidros
Esfera de sal grosso Cristais de Sal
Mesinhas de centro rendadas nas variações de cor azul Lider Interiores
Fotos Enio Soares