Este apartamento foi idealizado para um jovem empresário solteiro, que tinha a necessidade de criar um ambiente agradável onde pudesse descansar e ter conforto mesmo com a pouca metragem do imóvel.
Como o apartamento não tinha quarto de hospedes o cantinho com o sofá cama serve para abrigar amigos ou visitantes que pernoitam no apartamento e para isto a necessidade de uma cortina com blackout e também um espaço bem agradável.
O lavabo foi todo refeito e houve a necessidade da tubulação nova, as paredes com emboços podres necessitaram de uma atenção especial e nova concretagem e emboço.
A cuba antiga foi trocada por uma nova de Corian cinza natural gray desenhada pelo arquiteto.
Um frontispício grande no mesmo material delimitou a passagem do papel de paredes para o grande espelho que dá profundidade ao pequeno lavabo.
Para dar o toque final um papel de paredes com uma estampa em “Pied de Poule” em preto e branco dão acabamento ao antigo lavabo azul.
O imóvel foi totalmente finalizado e um novo ensaio fotográfico foi feito apresentado com as novas instalações após todas as intervenções da decoração que agora está totalmente concluída com a mesma linguagem do moradore.
As cores neutras foram a base de toda a decoração, os nudes e cinzas se apresentam em praticamente todos os cômodos do imóvel que recebeu objetos coloridos e obras de arte que valorizaram o imóvel e deram personalidade ao espaço.
A estante foi uma adaptação para receber e armazenar mais utensílios domésticos. As samambaias dão o acabamento as prateleiras que recebem as imagens dos santos que variam de estuque até madeira.
A sala ficou aberta com a cozinha separada apenas da área de serviço, o projeto ousou em conciliar os dois pequenos ambientes e uma cozinha gourmet foi implantada no projeto.
O proprietário do imóvel gostava muito de reunir os amigos para um bom vinho, cozinhar e experimentar receitas novas, dai o uso do gourmet foi um dos pontos principais da reforma.
O apartamento contemporâneo recebeu peças de madeira antiga que fazem o contraposto com as linhas retas e simples da decoração.
As cores neutras e sóbrias dão a masculinidade ao imóvel que é contrabalanceado por objetos de porcelana e arranjos florais.
O jantar recebe uma mesa de madeira de demolição que tem ao fundo um papel de paredes bem moderno que é emoldurado por uma prateleira e console reto para abrigar suas obras de arte.
A fotografia do carro é da série assinada pelo arquiteto Thoni Litsz “As cores do Rio” retrata um carro dos anos 50 num contexto totalmente contemporâneo praticamente como a linguagem da decoração do imóvel.
A mesa de jantar foi colocada entre a cozinha e o sofá e serve de apoio a cozinha. O suporte para os convidados em dia de festa ficam com a estante da sala que tem uma altura um pouco fora do padrão para abrigar mais louças e utensílios de cozinha.
Na cozinha o arquiteto usou tons de cinza nos armários alternando entre uma textura de linho e mais escuro nos armários de baixo e acabamentos e em cima o vidro também segue a escala de cinza, porém mais claro para não sobrecarregar o pequeno espaço.
As pastilhas em tons de azul e cobre ornamentam a parede que recebe o fogão e ajudam na manutenção deste ambiente.
A cor ficou apenas nos eletrodomésticos e a geladeira que recebeu um adesivo também no tom de vermelho. Optou-se pelo adesivo uma vez que a geladeira já estava com pequenos traços de ferrugem por ser muito próximo ao mar e expor os eletros a maresia.
A área de serviço recebeu azulejos portugueses um novo tanque e um chuveiro para um banho após uma praia ou mesmo para uso da empregada caso necessite de um banho, este espaço ficou de um lado fechado com um box blindex e do outro lado da porta a máquina de lavar foi acoplada de forma a não interferir na visão quando tem roupas no varal.
Na suite o armário existente foi apenas remodulado aproveitando sua estrutura interna e as portas de correr facilitaram o seu uso, também deu ao quarto um pouco mais de circulação.
A posição da cama ficou abaixo da janela por isto criamos uma grade cabeceira de madeira laqueada de branco que serve também para dar acabamento a cortina de linho natural escolhida para compor o ambiente.
No quarto os tons neutros foram usados para dar uma sensação de maior profundidade ao pequeno espaço.
O papel de paredes contrasta com o off white nos armários, da colcha e apenas em pequenos destalhes o beje e algumas cores em objetos pontuados formam esta composição.
A cor ficou com a cômoda bombé vermelha com detalhes em dourado e para compor com isto a televisão recebeu uma moldura dourada para dar acabamento e compor com a cômoda que é decorada por flores e objetos adquiridos em viagens.
O Banheiro da suíte foi feito apenas uma maquiagem para adaptar as novas necessidades do novo morador.
***
Fixa Técnica:
Estante sala Roma Mobili
Quadros fotografias assinada pelo arquiteto Thoni Litsz tema “As Cores do Mundo”
Marcenaria do quarto Bela Arte
Colcha e almofadas Manya de Panos Arte e Artesanato
Tintas Sulvinil
Papel de paredes, pastilhas, rodapé e cortinas Orlean
Bancada cozinha e rodapés em granito MG5 Marmoraria
Metais sanitários Docol
Cubas em Corian lavabo e cozinha Don Artesano
Objetos de decoração Art et Antiquités
Veja as fotos do apartamento após a reforma antes da decoração para o jornal OGlobo