Talvez alguns tenham visto alguma movimentação diferente pela orla do Rio: são os preparativos do OiR – Outras Ideias para o Rio – projeto bienal que começa no mês de setembro e termina nas Olimpíadas de 2016, promovendo intervenções inéditas de artistas consagrados em cartões postais da cidade do Rio de Janeiro. Depois desta edição com seis obras, que termina em 2 de novembro, teremos nova leva com novos artistas.
Após sediar uma grande conferência voltada ao meio ambiente e na iminência de receber dois eventos esportivos de proporções gigantescas, o Rio ganha uma das maiores mostras de arte pública já realizada no país.
No rastro da Rio+20 e simultaneamente à Copa do Mundo e às Olimpíadas –, o projeto inédito OiR convidará artistas de prestígio internacional para interferirem em locais emblemáticos da paisagem urbana da cidade. As obras desta primeira etapa levam a assinatura dos ingleses Andy Goldsworthy (Cais do Porto) e Brian Eno (Arcos da Lapa), do espanhol Jaume Plensa (Enseada de Botafogo), do americano Robert Morris (Cinelândia), do japonês Ryoji Ikeda(Arpoador) e do brasileiro Henrique Oliveira (Parque Madureira).








