A integração do verde com a decoração está cada vez mais na moda! O pensar verde e a consciência de bem estar proporcionado por agregar plantas ao dia faz a decoração buscar novas opções de plantas. Porém hoje as frutíferas também decoraram áreas internas com muita iluminação, nas varandas por exemplo. A sensação do interior daqueles pomares e com a sombra de grandes árvores faziam bem não só as famílias como as pessoas que frequentavam aquele recinto e isto hoje pode ser cultivado em quem tem uma área bem iluminada, com bastante sol.
Uma boa varanda ou um terraço ensolarado é suficiente para quem quer cultivar, no vaso mesmo, uma árvore frutífera. Para ter estas lindas plantas em vasos eles devem ter pelo menos 80 cm de altura e 85 cm de diâmetro. Esse tamanho já será suficiente para quem pretende curtir o colorido e o belo efeito ornamental, além de conviver com pássaros que vêm em busca das frutinhas.
Para isso, é bom escolher as plantas por suas melhores características, e não apenas pela aparência ou pela fruta que podem dar. Alguns locais favorecem qualquer tipo de árvore frutífera, enquanto em outros será melhor optar por outra espécie, como um pé de limão ou de laranja.
Algumas árvores podem ser cultivadas e podem durar anos fornecendo belos frutos como o caqui, a romã, a pitanga, a jabuticaba, o limão-galego, a laranja, a acerola, o pêssego e a goiaba são as mais comuns.
Em grandes feiras de flores e árvores é comum encontrar boas mudas, híbridas, prontas para o plantio em vaso.
Escolha o vaso certo
Os melhores vasos são os de cimento ou terracota que devem ser sempre proporcionais à espécie escolhida para garantir o desenvolvimento correto da planta. Mesmo que não sejam de espécies que crescem muito, as árvores só sobrevivem em vasos médios e grandes, onde as raízes se espalham mais.
Primeiro, a parte interna dos vasos de cimento ou terracota deve ser impermeabilizada com produtos específicos, como betume, para evitar que manchas e mofos passem para fora (deixando não só o vaso feio, mas a planta mais sujeita a mofo e pragas).
No fundo dos vasos deve-se colocar uma camada de argila expandida ou de pedrinhas, que facilitarão a drenagem da água e evitarão o apodrecimento das raízes. Conforme a planta for crescendo, é possível que ela precise ser mudada para um vaso maior, permitindo que as raízes tenham espaço para se expandir, lembra o paisagista e técnico em jardinagem Fabiano Luiz Bretas.
Para ter plantas saudáveis, use uma mistura à base de terra vegetal, húmus de minhoca e areia, em três partes iguais, no vaso. Pode-se também usar farinha de osso e húmus de minhoca em proporções iguais. A adubação deve ser feita, no mínimo, três vezes por ano.
As regas são o mais importante para árvores que dão frutos. Elas devem ser freqüentes e reguladas com as condições do tempo, sendo que a terra não deve ficar seca nem encharcada. Uma boa dica é colocar o dedo na terra: se ela grudar ali, não é necessário colocar mais água.
No caso das que ficam em lugar com muito vento, é bom comprar também um borrifador de água e usá-lo para as folhas, o que vai garantir a hidratação. No inverno, é bom fazer uma poda, aproveitando que as plantas hibernam, e retirar galhos secos e doentes. Isso irá garantir uma árvore apetitosa ao olhar e ao paladar também.















