Já é carnaval no Rio. E quem tem amigos de outros estados, e países, que adoram cair na folia, já sabe: é época de casa cheia de amigos. Mas como recebê-los sem transformar sua casa, e sua vida, numa bagunça quase tão grande como a dos blocos que saem pelas ruas e ainda fazer desses dias experiências únicas e inesquecíveis? Há dicas simples que qualquer um pode fazer sem gastar muito ou perder muito tempo, com o único risco de ganhar fama de bom anfitrião. Quer ver?
Para quem tem um quarto de hóspedes, receber é uma missão bem mais fácil, com certeza. Mas há itens imprescindíveis nesse ambiente, como lembra o arquiteto Thoni Litsz:
— O primeiro deles é um blackout. Pode ser um desses baratinhos, mas é fundamental para uma boa noite de sono — diz. — Assim como, um ar condicionado ou, pelo menos, um bom ventilador de teto. Ainda mais aqui no Rio, no carnaval, quando o calor é muito intenso.
Roupa de cama branca denota limpeza e cuidado com o hóspede, mesinha de cabeceira com moringa com água à noite (para que o hóspede não precise se levantar para beber), um bloquinho para anotar endereços e um mapinha da cidade, quando a pessoa não conhece bem, também são caprichos que, com certeza, vão agradar seu hóspede. Mimos também são bem-vindos: toalhas de banho e rosto, por exemplo, podem ser amarradas com uma fitinha e deixadas sobre a cama. Em tempos de carnaval, vale até substituir a fita por um colar havaiano ou, quem sabe, colocar nela uma máscara dessas baratinhas compradas no Saara.
— Também vale fazer uma decoração temática com flores coloridas, por exemplo. Podem ser falsas. Tem umas que são bem color block: tem amarela, vermelha, azul. Dá para espalhar vários vasos pela casa, inclusive no quarto de hóspedes. Também dá para usar colares havaianos sobre a mesinha de cabeceira ou ao lado do sofá para fazer um arranjo — ensina Thoni.
Já quem não tem um quarto de hóspedes disponível, deve ter ainda mais cuidado na hora de preparar o ambiente onde seu convidado vai dormir. Não é necessário ceder sua cama para ele, mas uma boa solução para criar privacidade pode ser o uso de um biombo, por exemplo, para isolar o sofá-cama ou futon onde o hóspede vai dormir, acrescenta o arquiteto:
— Tem biombos temporários que podem ser feitos com uma espécie de tela, chamada asa de aranha, que são baratinhos e não ocupam muito espaço para guardar.
Ainda segundo Thoni, também é preciso ter cuidados em outros ambientes da casa. No banheiro, uma cestinha para que seu convidado tenha onde colocar suas coisas. E tapetes no boxe e abaixo da pia. Já na cozinha, o ideal é ter a mesa do café da manhã sempre posta, já que os hóspedes podem acordar em horários diferentes do anfitrião. Uma cestinha com pães deve acompanhar. E uma cesta com frutas também ajuda a dar boas-vindas e pode ser uma boa ideia numa época em que bebe-se muito e come-se pouco, em casa. Deixar bilhetinhos avisando onde estão as coisas também é simpático.








