Em meados de abril a primavera entra com seu maravilhoso colorido que faz com que a cidade Luz fique ainda mais colorida e cheia de vida.
***
***
Paris nos transporta a outra época por alguns minutos como se nossa alma retornasse a outros tempos! Provavelmente nos tempos da “Belle Epoque” que foi a inspiração de Woody Allen em seu premiado filme “ Meia noite em Paris”. Allen retratou o cotidiano parisiense como ninguém, desde o charme das chuvas até a atmosfera nostálgica de suas paisagens.
***
***
Nesta obra um escritor tem a oportunidade de retomar no tempo e conviver novamente com seus ídolos literários. Uma obra de ficção que se assemelha muito a realidade de quem visita Paris pela primeira vez. A sensação de que uma carruagem irá sair daquelas ruelas com cavalos plumados é típica de quem usa a sensibilidade para sentir a energia do local.
***
***
O Rio Sena é fantástico e esconde tesouros arquitetônicos as suas margens que contam um pouco da história de Paris desde a sua fundação até seu apogeu cultural. Considero o melhor passeio para quem está interessado em conhecer realmente a cidade, pois a medida que a paisagem e a arquitetura mudam é um pouco mais sobre a cidade da Luz que você assimila.
***
***
A cidade tem uma boa infra-estrutura de transporte, porém Paris te convida a boas caminhadas por suas ruelas e principalmente as margens do Sena, acho que é o passeio mais interessante, não só pelas lindas paisagens, arquitetura e deliciosas boulangeries e deliciosos cafés.
***
***
Nada de sapatos apertados, um bom tênis vai te ajudar a curtir um pouco mais a cidade, os velhos jogando bola na praça próxima a Torre Eiffel é uma paisagem típica da cidade, assim também como os casais de namorados nos jardins de Luxemburgo.
***
***
A cidade mais charmosa do mundo capturada pelas lentes do arquiteto Thoni Litsz. Confiram o ensaio.
***
***
***
***
***
***
Fotos Thoni Litsz
(Direitos autorais reservados)